segunda-feira, 7 de junho de 2010

Os Desastres Ambientais

O espaço natureza é uma obra completa, perfeita, em que desde o elemento mais ínfimo até o maior fazem parte de um sistema, que se completa e interage, com funções bem definidas, são os chamados ecossistemas. O homem interfere no controle do meio ambiente desde os primórdios de sua evolução, e gradativamente essa interferência vai se tornando maior e ao mesmo tempo mais agressiva. Assim pode-se considerar que a partir da revolução industrial o homem passou a interferir gravemente no equilíbrio natural dos ecossistemas, com a industrialização começaram a se formar os primeiros centros urbanos, áreas foram desmatadas, rios canalizados, os recursos naturais utilizados de forma desordenada e gases tóxicos lançados na atmosfera e uma descontrolada produção de lixo.

Desastres Ambientais

O resultado de toda essa ação do homem são os graves problemas ambientais que vem acontecendo nos últimos anos, com o aquecimento global o degelo das calotas polares, a antártica derretendo mais rápido e o buraco na camada de ozônio que protege a terra dos raios ultravioletas, sem contar com o grande numero de desastres ambientais de imensa magnitude que vem acontecendo em todo o planeta e que muitos estudiosos consideram como uma resposta da natureza as agressões sofridas. Alguns desses desastres são muito graves e trazem prejuízos de toda ordem, com a morte de muitas pessoas, prejuízos econômicos e também prejuízos ambientais, a exemplo disso podemos citar os incêndios que vem atingindo o sul da Austrália, onde mais de 500 hectares de florestas já foram destruídos, milhares de casas e chega a registrar 50 óbitos por dia em virtude do calor que passa de 40º e em alguns dias chega a 47º.

A Questão Ambiental

Essa onda de calor devastador junto a fortes ventos são os responsáveis pelos incêndios que devastam 3 estados americanos, ceifando a vida e o patrimônio de milhares de pessoas. Outro exemplo de desastres da natureza que vem acontecendo com uma freqüência e gravidade cada vez maior são as enchentes e enxurradas, que são ocasionadas muitas vezes por fortes estações de chuvas que a exemplo de Santa Catarina no Sul do Brasil, deixou milhares de desabrigados e muitas pessoas mortas. Morros inteiros deslizaram soterrando casas, ruas e tudo que encontrasse pela frente, no entanto há também as enxurradas, onde um grande volume de água não tem vazão nos centros urbanos totalmente asfaltados e acabam por encher levando pontes, carros e invadindo casas. Esses exemplos de desastres naturais, que não tem a ação direta do homem mas são causados sim pela ação humana que ao longo do tempo altera o equilíbrio natural.

Problemas Ambientais

O aquecimento global é uma das causas dos incêndios que vem acontecendo repetidamente nos últimos anos no sul da Califórnia e agora na Austrália e outros estados norte americanos, as enchentes em Santa Catarina e no Sul do Rio Grande do Sul mataram dezenas de pessoas, destruíram casas, estradas, pontes e residências deixando marcas profundas nas pessoas atingidas, com danos ao meio ambiente, a saúde e beleza pública e ao patrimônio da coletividade, gerando uma sensação de impotência diante da magnitude da natureza. Hoje o homem já fala em desenvolvimento sustentável e controle do meio ambiente, onde será então aliado da natureza, esse com certeza é o único caminho possível para que a harmonia do planeta seja recobrada, pois a natureza vem cobrando o preço por tantas agressões sofridas ao longo dos séculos.

Fonte: http://www.bicodocorvo.com.br/meio-ambiente/os-desastres-ambientais

Nenhum comentário:

Postar um comentário